O QUE É | BALÃO INTRAGÁSTRICO

O Balão Intragástrico é um dispositivo de silicone que após bem posicionado no estômago, através de uma endoscopia digestiva, é insuflado com ar ou volume ajustável de soro fisiológico somado a um corante azul de metileno, respeitando sempre a anatomia gástrica do indivíduo.

O procedimento é uma alternativa para as pessoas que querem perder peso de forma saudável e não querem passar por um processo cirúrgico irreversível (cirurgia bariátrica), mutilante e com mais riscos de complicações. O paciente costuma ficar com o balão intragástrico de 6 a 12 meses, dependendo do modelo escolhido.

O Balão Instragástrico foi projetado para provocar a sensação de saciedade precoce, o uso do balão reduz a ingestão de alimentos e facilita a mudança de hábitos e estilo de vida. É também uma alternativa para aqueles que já tentaram dietas e redução de peso através de medicamentos sem sucesso.




SAIBA MAIS
SOBRE O BALÃO
INTRAGÁSTRICO

COMO FUNCIONA

Quando inflado dentro do estômago, o balão intragástrico além de ocupar parte do espaço do órgão, estimula receptores do fundo gástrico que enviam sinais ao sistema nervoso central, dando a sensação de saciedade.

O esvaziamento gástrico também fica mais lento, assim o alimento permanece por mais tempo dentro do estômago, mantendo a saciedade do paciente prolongada. O balão também contribui em diminuir a capacidade do reservatório gástrico.

Esses três fatores, ou mecanismos de ação, diminuem a quantidade de alimentos ingeridos e facilitam a adaptação de uma dieta menos calórica, que associada a uma mudança nos hábitos de vida, induzem a perda de peso e auxiliam no tratamento do sobrepeso e obesidade

INDICAÇÕES

Pacientes com IMC acima de 27, refratários ao tratamento clínico, que apresentam contraindicações para o tratamento cirúrgico ou não aceitam o tratamento cirúrgico e apresentam doenças associadas à obesidade.
   • Redução do risco anestesiológico (cirurgia bariátrica, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, cirurgia cardiovascular, dispneia de decúbito, apneia do sono, etc).
   • Redução do risco cirúrgico (IMC extremo com doenças associadas).
   • Redução do risco clínico de doenças crônicas graves ou que causem invalidez.
   • Qualquer condição clínica que provoque lentificação do metabolismo (ex: hipotireoidismo) com dificuldade de perda de peso e facilidade de ganho, em pacientes com IMC acima de 27.
   • Infertilidade e dificuldades para engravidar onde a obesidade configura com fator de dificuldade de sucesso.
   • Obesidade infantil quando o balão é indicado por pediatras.
   • Em busca de efeitos estéticos ocasionados pelo excesso de peso em pessoas com IMC igual ou maior que 27.
   • Obesidade causada por gestações repetidas.

CONTRA INDICAÇÕES

CONTRA-INDICAÇÕES RELATIVAS DO TRATAMENTO COM BALÃO INTRAGÁSTRICO

   • Dependência ativa de álcool ou drogas
   • Úlcera gástrica ou duodenal em fase ativa
   • Uso crônico de anticoagulantes sem possibilidade de interrupção
   • Doenças do colágeno
   • Doença inflamatória intestinal em atividade (Doença de Crohn, RCUI)
   • Hérnia hiatal > que 5cm
   • Idade avançada (> 70 anos)
   • HIV +

CONTRA INDICAÇÕES ABSOLUTAS DO TRATAMENTO

   • Uso crônico de AINES
   • Cirrose Hepática
   • Insuficiência Renal Crônica dialítica
   • Gravidez
   • SIDA
   • Cirurgia prévia de hérnia hiatal, válvula antirefluxo, gastroplastias redutoras
   • Qualquer cirurgia gástrica prévia.

ORIENTAÇÕES PRÉ PROCEDIMENTO

   1) Manter dieta mais líquida por 2 dias antes do procedimento – a intenção é hidratar bem você para os primeiros dias pós procedimento e isso também tende a diminuir os efeitos nauseosos pós procedimento.
   2) MANTER JEJUM DE 6 a 8 HORAS ANTES DO PROCEDIMENTO.
   3) IMPRIMIR, LER E PREENCHER O CONSENTIMENTO INFORMADO.
   4) IMPRIMIR, LER E PREENCHER O TESTE AVALIATIVO DE ADESÃO DE TRATAMENTO.
   5) Comparecer com roupas confortáveis.
   6) VIR COM ACOMPANHANTE MAIOR DE IDADE (OBRIGATÓRIO) Você não pode dirigir no dia.
   7) Avise ao médico e enfermagem de suas possíveis reações alérgicas
   8) A dieta, receita, contrato de prestação de serviços, atestados, informativos, ou seja, todos os documentos serão entregues a você após ao procedimento.
   9) Se possível já no dia do procedimento agende o nutricionista para a 3ª semana após a colocação do balão.
   10) AVISE CASO HAJA POSSIBILIDADE DE VOCÊ ESTAR GRÁVIDA (sexo feminino)
   11) LIGUE para a clínica caso não consiga comparecer na data e hora combinada.

ORIENTAÇÕES PÓS PROCEDIMENTO

   • Siga estritamente as recomendações dada a você após o procedimento;
   • Siga estritamente as recomendações do nutricionista; Solicitamos que você faça acompanhamento com nutricionista com larga experiência em balão.
   • Siga estritamente a dieta do primeiro mês prescrita, respeitando a adaptação do balão em seu estômago;
   • Você não poderá dirigir no dia do procedimento;
   • Compre todos os medicamentos prescritos e siga a recomendação médica; Procure comprar exatamente o que foi prescrito evitando a troca por similares ou genéricos.
   • Reserve pelo menos três dias para permanecer em casa; Durante esse tempo os sintomas são muito evidentes e não te permitirão estar na presença de outras pessoas desconhecidas, podendo causar constrangimento devido a necessidade iminente de vômitos.
   • Leia todos os informativos pós balão, entregues pelo médico, que contém muitas informações importantes. Também será enviado um email com o laudo do procedimento;
   • Evite líquidos gasosos (cerveja, refrigerantes, água com gás, etc) para não atrapalhar o tratamento já que estes sabotam o tratamento com o balão, por facilitarem a adaptação do balão. Da mesma forma, devemos cortar, tanto quanto possível, o açúcar;
   • Evite uso de anti-inflamatórios durante a permanência do balão. Se isto for necessário avise algum médico da equipe CEAD;
   • Se for necessário alguma cirurgia durante a permanência do balão, sugerimos você manter 12 horas de jejum antes da realização do ato cirúrgico. Além disso, pelo menos 24 horas antes manter apenas dieta liquida;
   • Você poderá iniciar atividades físicas após uma semana; Respeite seu organismo. Comece devagar e vá aumentando a intensidade. Melhor se forem orientadas por profissional. Evite atividades de alto impacto. Sugerimos praticar 70% de aeróbicos nos 3 primeiros meses e 30% de musculação. Inverta essa ordem no segundo trimestre. Isso ajudará a ter uma perda maior no primeiro trimestre, que é onde mais você perderá peso, e a modelar melhor seu corpo com massa muscular, no segundo trimestre.
   • Recomenda-se chupar gelo e picolés de frutas, especialmente limão, como método anti-nauseoso e de reidratação na primeira semana;
   • Ligue para o médico responsável pelo seu procedimento se achar necessário ou contacte nossa clínica - Se o médico não atender você de pronto, aguarde que ele retornará sua ligação tão logo seja possível. Portanto, ligue sempre de um número que caia em você. Às vezes, o contato por mensagens (SMS, Messenger ou WhatsApp) são mais fáceis de responder e uma excelente forma de comunicação para dúvidas.
   • É obrigatório seu contato no 6 mês para agendar a retirada do balão. Se você permanecer com o balão além do prazo estipulado pelo médico sem a autorização prévia dele, estará assumindo riscos sozinho sobre qualquer eventualidade que vier a ocorrer devido essa decisão. Além disso, quanto mais envelhecido o balão, mais difícil é sua retirada. Portanto, poderão incidir novos custos sobre o procedimento de retirada se você permanecer com o balão sem a autorização do médico.
   • Você estará liberado(a) para realizar todos os tratamentos estéticos coadjuvantes, tais como carboxiterapia, drenagem linfática, criolipólise, etc.

DICAS DE SUCESSO DO TRATAMENTO

O BALÃO não faz milagres, mas funcionará para a maioria dos pacientes e, infelizmente, para alguns não. A média de perda de peso é entre 15 e 20% para mais de 80% dos pacientes que se submeteram ao procedimento de balão. Alguns pacientes perderão mais do que 20%, outros menos que 15%. Isto depende muito do metabolismo de cada pessoa, idade, predisposição genética à obesidade, antecedentes médicos de doenças como diabetes, hipotireoidismo e outros problemas hormonais, e principalmente do comportamento e adesão do indivíduo durante o tratamento.

Mas certamente o primeiro pilar e grande impulso deste tratamento para obter o sucesso no emagrecimento é a introdução do balão. Ele é a base do tratamento e o pontapé inicial para a sua mudança de vida.

O balão é um dispositivo de silicone flexível que é inserido no estômago por endoscopia e insuflado com soro fisiológico e um corante chamado azul de metileno, corante este biológico e não tóxico ao ser humano.

Desenvolvido para proporcionar uma sensação de saciedade precoce, o uso do balão reduz a ingestão de alimentos e facilita a mudança de hábitos e estilo de vida. O balão foi liberado para uso em pacientes com IMC a partir de 27 kg/m2, ou seja, para pacientes com sobrepeso e que busca apenas efeitos estéticos.

O Balão é, portanto, uma alternativa para aqueles pacientes que não querem passar por um processo cirúrgico irreversível, mutilante e com mais riscos de complicações. É também uma alternativa para aqueles que já tentaram dietas e redução de peso através de medicamentos sem sucesso.

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

Além de proporcionar mais qualidade em suas refeições equilibrando e controlando a ingestão dos alimentos durante cada refeição, irá ajudá-lo a desenvolver bons hábitos que serão a chave para manter o peso após a retirada do balão.

O acompanhamento nutricional é também fundamental para diagnosticar fatores e antecedentes genéticos que podem levar ao sobrepeso, consequentemente à obesidade.

Você deve frequentar um nutricionista durante o tratamento se quer realmente que dê certo. Recomendamos que você seja acompanhado(a) por um nutricionista que já tenha experiência no balão gástrico. Devemos entender que o balão causará uma obstrução quase total do seu estômago e em cada fase do tratamento o jeito de comer muda. Além disso, alguns alimentos não são bem aceitos pelo balão e é o nutricionista que irá te ajudar a ter um tratamento mais seguro e eficaz.

O nutricionista é parte da receita para um bom resultado e nós podemos indicar uma especialista para você.

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

O sobrepeso pode favorecer o surgimento de sintomas prejudiciais ao seu emagrecimento, como ansiedade, transtornos alimentares e até mesmo depressão.

O acompanhamento psicológico capacitado diagnostica estes problemas em graus variados de intensidade, tratando-os com seriedade e aumentando as suas perspectivas de sucesso no tratamento. Seu médico estará também apto a averiguar a indicação precisa de acompanhamento psicológico.

É essencial que antes de iniciar qualquer terapia de perda de peso, o paciente realize um profundo trabalho de mudança comportamental para se preparar para uma mudança na alimentação posterior a estes procedimentos e manter toda a programação necessária para a manutenção do peso perdido.

O psicólogo pode ajudar no sucesso do tratamento.

CLIQUE AO LADO E BAIXE O CONTEÚDO
SAIBA MAIS SOBRE OBESIDADE

CALCULE SEU IMC AQUI

Preencha os campos abaixos com suas informações para calcular seu IMC

1 Sexo

2 Idade

anos

3 Altura

cm

4 Peso

kg

Para calcular seu IMC, preencha todos os campos acima!

SEUS RESULTADOS

SEU IMC
17,4

Magro ou Baixo Peso
0,0 - 18,4

Normal ou Eutrófico
18,5 - 24,9

Sobrepeso ou Pré-obeso
25,0 - 29,9

Obeso I
30,0 - 34,9

Obeso II
34,9 - 39,9

Obeso III (Grave)
40,0+

Seu IMC Pessoal: 0

Seu Peso Atual: 0kg

Sua zona de peso ideal: 0kg - 0kg

Risco de Doença:

Grau de Obesidade:

Classificação:

Essa é uma condição em que a pessoa pesa menos do que é considerado adequado para sua altura, idade e sexo. Uma pessoa nestas condições pode estar com alguma doença que a está emagrecendo ou sua nutrição deficiente.

Para ganhar de peso de forma saudável, não se deve ter uma alimentação centrada em alimentos calóricos, mas, priorizar alimentos com boa quantidade calórica, mas ricos em nutrientes benéficos e com pouca quantidade de gordura saturada e gordura trans.

ATENDIMENTO

FALE CONOSCO

Vila Velha - ES
99627-0225

Cachoeiro de Itapemirim - ES
28 3522-2777 | 99929-0253

ONDE ESTAMOS

Vila Velha - ES, 29.102-020
Rod. do Sol, nº 76, Loja 3, Loja anexa ao prédio, Bairro: Praia de Itaparica
Vitória - ES, 29.056-235

Cachoeiro de Itapemirim - ES
Rua Costa Pereira, Nº 157, Centro
Cachoeiro de Itapemirim - ES, 29.304-508

E-MAILS

contato@ceadevitoria.com.br

ENTRE EM CONTATO CONOSCO


Felipe Rezende - Doctoralia.com.br
Aceitamos diversos convênios
mas temos condições especiais para quem optar por particular.
Copyright 2018 - Todos os direitos reservados a EMPRESA | 2018
Desenvolvimento. Fbrandão Agência Digital